LSSC e LCC

 

O Laboratório de Supercomputação para Sistemas Complexos (LSSC) e o Laboratório de Computação Científico (LCC) têm servido com principais infraestruturas computacionais de alto desempenho, e de plataforma multiusuário, para pesquisas desenvolvidas por docentes e alunos dos programas de pós-graduação em Física e Ciência de Materiais da UnB. O LSSC e o LCC são compostos de servidores e clusters que possuem centenas de processadores e fornecem suporte, de forma integrada, para cálculos científicos de alto desempenho. As linhas de pesquisa ativas contemplam as áreas de Física, Química e Biologia e são temas de trabalhos de iniciação científica, dissertações de mestrado, teses de doutorado e projetos de pesquisa de pós-doutorado, o que agrega a esses laboratórios um caráter multidisciplinar.

 

  • Responsável - LSSC: Prof. Pedro Henrique de Oliveira Neto.
  • Responsável - LCC: Prof. Bernhard George Enders Neto.
  • Infraestrutura: 09 x AMD Threadripper 1950X, 32 Threads, 64 GB RAM, 4 TB HD (total de 288 Computing Cores e 36 TB Storage); 03 x Intel Xeon Phi Knights Landing, 272 Threads, 128 GB RAM, 8 TB HD (total 816 Computing Cores e 24 TB Storage); e 03 x Intel Xeon E-FAMILY 40 Threads, 128 GB RAM, 8 TB HD (total 140 Computing Cores e 24 TB Storage). 
  • Localização - LSSC: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Centro Internacional de Física da Matéria Condensada, Mulituso II, Sala A1-53/4.
  • Localização - LCC: Faculdade UnB de Planaltina, Unidade de Ensino e Pesquisa - UEP.
  • Apoio: FAPDF, CNPq, CAPES e UnB.

 

 

_____________________________________________________________________________________________________

   

 

LFC e LNAA

 

O Laboratório de Fluidos Complexos (LFC) e o Laboratório de Nanociência Ambiental e Aplicada (LNAA) constituem uma das infraestruturas para desenvolvimento de pesquisas na área de concentração “Ciência de Materiais Nanoestruturados Avançados” em todas as suas linhas de pesquisa. Nos laboratórios, são realizadas tanto a parte de elaboração quanto de caracterização e aplicação de nanomateriais avançados. Os laboratórios também recebem discentes de outros três Programas de Pós-Graduação da UnB (PPG-IQ, PPG-IF e PTARH-FT), e congregam bolsistas de pós-doc e professores visitantes. Os responsáveis têm colaboração formal com instituições de pesquisa nacionais (USP, IF-SP, UFPI, UFAL) e internacionais (Sorbonne Université/França, Université Paris-Diderot/França, McGill University/Canadá, University of Technology of Guangdong/China, Universidade de Palermo/Itália e Istituto Per Lo Studio Dei Materiali Nanostrutturati/Itália). Os laboratórios contam com apoio financeiro por meio de projetos das agências CNPq (Universal e INCT), FAP-DF (PRONEX e Demanda Espontânea), além de CAPES e da própria UnB.

 

  • Reponsável - LFC: Prof. Jerome Depeyrot.
  • Infraestrutura: Physical  Property Measurement  System (PPMS) (Quantum Design®), Difratômetro de Raios X em Baixo Ângulo Xeuss 2.0 (SAXS/WAXS) (Xenocs®), Magnetômetro SQUID (Ever Cool system) (Quantum Design®), Sistema de Birrefringência Óptica, Espectrômetro de Absorção Atômica com Chama (Themo Scientific SOLAAR®), Sistema de Purificação de Água (Elga®), Laboratório de eletroquímica com Potenciômetros, Condutímetros, Tituladores (Metrohm®), Módulos  Voltametria e Coulometria (BASi®) e Potenciostato CV-50-W (BASi®), Reator de hidrometalurgia (PAAR Instruments®), Ultracentrífuga (Beckman®), Microscópio Óptico (CARL ZEISS®), Equipamento de magneto-hipertermia DMC1 (Nanoscale biomagnetics®), Agitador Orbital (GEHAKA®), Banho agitador ultrassônico Dubnoff com controle de temperatura (QUIMIS®), Lavadora ultrassônica (Ecosonic®), Homogeneizador ulrassônico (GEHAKA®), Espectrofotômetro VIS (Spectrum®), Densímetro (ANTON PAAR®) e Laboratório Químico de Síntese de Nanomateriais (capelas de exaustão de gases, agitadores mecânicos e magnéticos, placas aquecedoras, estufas, sala de balanças, almoxarifado etc.).
  • Localização: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto de Física, Instituto Central de Ciências - ICC Centro, Subsolo, Módulo 10.
  • Apoio: FAPDF, CNPq, CAPES e UnB.  

 

  • Responsável - LNAA: Prof. Alex Fabiano Cortez Campos.
  • Infraestrutura: Difratômetro de Raios X (Bruker® D8 Advance), Espectrômetro FT-IR (Perkin Elmer®), Espectrômetro de Absorção Atômica com Chama (Perkin Elmer®), Analisador de Nanopartículas ZetaSizer  Nano  ZS90 (Malvern®), Módulo titulador MPT-2 (Malvern®), Espectrômetro UV-VIS (QUIMIS®), Espectrômetro UV-VIS (Vitchlab®), Agitador Orbital (Global Trade®), Estação de caracterização eletroquímica de materiais (Potenciômetros, Condutímetros Metrohm® e QUIMIS®, buretas eletrônicas SOLARUS®), Sistema de Purificação de Água por Osmose Reversa (QUIMIS®) e Laboratório Químico de Síntese de Nanomateriais (capelas de exaustão de gases, agitadores mecânicos e magnéticos, placas aquecedoras, estufa, forno mufla, sala de balanças, almoxarifado etc.).
  • Localização: Campus UnB Faculdade de Planaltina, Unidade de Ensino e Pesquisa - UEP.
  • Apoio: FAPDF, CNPq, CAPES e UnB.

 

 

_____________________________________________________________________________________________________

 

 

 

LINS

 

No Laboratório de Interface e Nanodispositivos Semicondutores (LINS) as pesquisas estão voltadas para o desenvolvimento de novos materiais e nanodispositivos eletrônicos e spintrônicos. O LINS é um dos sete laboratórios do Grupo de pesquisa intitulado de Grupo de Materiais Nanoestruturados – UnB. Nesse sentido, os laboratórios que estão à disposição dos estudantes e professores dos programas de pós-graduação em Física e Ciência de Materiais da UnB são: Laboratório de Espectroscopia Mössbauer, Laboratório de Espectroscopia Fotoacústica, Laboratório de Espectroscopia Paramagnética Eletrônica, Laboratório de Espectroscopia Ótica, Laboratório de Interfaces e Nanodispositivos Semicondutores-LINS, Laboratório de Manipulação de Amostras, Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais. Como se percebe, o grupo de pesquisa dispõe de uma ampla e bem equipada infraestrutura de síntese e caracterização de materiais.

 

  • Responsável: Prof. Jorlândio Francisco Felix.
  • Infraestrutura: (A) Laboratório de Espectroscopia Óptica com espectrômetro óptico triplo T64000, Jobin-Yvon, com acessório para micro-Raman, temperaturas de operação de 4-300 K, laser de Hélio-Neônio, lasers de Argônio, laser de corante, laser de Titânio-Safira, detecção com fotomultiplicadora e câmara CCD com refrigeração, para as medidas de espalhamento Raman. Sistema para medidas de fotoluminescência a temperatura ambiente e a baixa temperatura; (B) Laboratório de Interface e Nanodispositivos Semicondutores: Sistemas de medidas elétricas(nano-voltímetro), Potenciostato galvanostato da Ivium, modelo Ivium sta. Microscópioin de Força Atônica (AFM); (C) Laboratório de preparação de materiais oferecendo toda a infra-estrutura de síntese química, procedimentos de funcionalização e preparação de substratos, contendo bancadas, capelas de fluxo, vidraria, sistema de produção de água mili-Q, balanças, centrifugas, pHmetros, banho termostatizado, estufa, sistemas de gases especiais, sistemas de aquecimento e agitação mecânica e magnética; (D) Laboratório de Espectroscopia Paramagnética Eletrônica: Equipamento de Ressonância paramagnética eletrônica (EPR) com quatro bandas (Q, L, S e X) e SQUID possibilitando medidas do momento magnético dc com uma sensibilidade de 10-6 emu (1 emu ≡ 1 erg/Gauss), variando temperatura de 1,8 a 400 K e instalando um forno (opção) pode atingir 800 K. O campo magnético varia até 7 Tesla por meio de uma bobina supercondutora. As medidas de magnetização ac podem ser feitas com campos alternados de até 3 Oe e frequências de 1 a 1000 Hz; (E) Laboratório de Microscopia Eletrônica de varredura (IB-UnB) com microscópio eletrônico de transmissão (FEI- 200), para determinação das características morfológicas dos materiais produzidos; (F) Laboratório de Difração de raios-X contando com espectrômetro para análise de materiais policristalinos para realização de caracterização estrutural dos materiais sintetizados.
  • Localização: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto de Física, Instituto Central de Ciências - ICC Centro, Subsolo, Módulo 8.
  • Apoio: FAPDF, CNPq, CAPES, PETROBRÁS e UnB.

 

 

 _____________________________________________________________________________________________________

 

 

LEO

 

O Laboratório de Eletrônica Orgânica (LEO) do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB está inserido dentro do Laboratório de Dispositivos e Circuitos Integrados (LDCI) da Faculdade de Tecnologia da UnB. O LEO atende à alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado das áreas de Física, Química, Materiais e Engenharias da UnB, além de alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Gama. As linhas de pesquisa atualtmente ativas nesse laboratório são voltadas para o estudo e desenvolvimento de dispositivos optoeletrônicos, tais como células solares e transistores de filme fino, baseados em materiais orgânicos.  

 

  • Responsável: Profa Artemis Marti Ceschin.
  • Infraestrutura: 1 sala de Caracterização Elétrica de Dispositivos e Circuitos Integrados (sub-Hz até 3 GHz), 1 sala de Caracterização Optoeletrônica e Estrutural (Laser-Ultra-som) de Dispositivos e Materiais, 1 sala de Projeto de Circuitos Integrados (plataforma Cadence completa), 1 sala para preparação das amostras, Eletrômetro Keithley 6517, Fonte de Referência Keithley 263, Digital source-meter 20 Keithley 2400, Medidor LCR HP 4284A, Analisador Lógico/Temporal Agilent 1673G, Analisador de Redes Vetorial HP Agilent 8714ES, Osciloscópio digital HP 54600A, 2 multímetros digitais HP 34401A, Probe station semi-automática para caracterização elétrica até 10 MHz, Probe station Cascade RF-1 (ponteiras até 40 GHz ), Cartão FPGA Virtex XCV800, 8 PCs Pentium, Periféricos (Impressoras, scanner), 07 Workstations Sun (Ultra Sparc, Sparc5, Sparc2, Sparc LX), 02 balanças de precisão (pesagem do material orgânico que será diluído em solvente apropriado), 02 sistemas de rotação centrífuga (spin coating) para deposição de filmes finos poliméricos sobre o substrato de vidro ou plástico, duas estufas para secagem, sendo uma à vácuo (o filme orgânico produzido deve ser seco); 1 capela química com exaustão de gases, 1 capela de fluxo laminar, microscópio de força atômica INNOVA da Brucker, perfilômetro DEKTAK, sputtering ScanCoat Six da HVV, espectrofotômetro, Impressora Dimatix para polímeros, viscosímetro, manta aquecedora, microscópio óptico inspeção de até 126x da Cascade) e microscópio óptico no lab. de orgânicos. Entre os softwares disponíveis estão: SIMON, MATLAB, Labview, Simulador Elétrico SPICE, Simuladores VHDL Altera, Xilinx e Cadence Design Systems e HP Benchlink (Aquisição de dados).
  • Localização: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, SG-9.
  • Apoio: FAPDF, CNPq, CAPES e UnB.

  

 

_____________________________________________________________________________________________________

 

 

LSNCM

 

O Laboratório de síntese de nanomateriais e caracterização magnética (LSNCM) conta com uma estrutura ampla para desenvolver pesquisa no área de nanomateriais e suas potenciais aplicações. Isto permite produzir e caracterizar nanomateriais metálicos, óxidos semicondutores e magnéticos para aplicações nas áreas de sensores de gás e fotodegradação e energia. O LSNCM trabalha ativamente com alunos de graduação em Física e pós-graduandos dos programas PPGFIS e PPGNANO. Também contamos com pós-doutores e professores/pesquisadores visitantes de outras instituições nacionais e internacionais. A infraestrutura serve também para realizar colaborações com outras unidades da UnB e com universidades nacionais (USP, UFSCar, UEM, UFMA, UFAC) e internacionais (UNSA/Peru, UNICAUCA/Colômbia). O suporte financeiro do LSNCM é obtido através de projetos de pesquisa aprovados nas agencias CNPp, FAPDF, CAPES e da UnB.

  • Responsável: Prof. José Antonio H. Coaquira
  • Infraestrutura: Este Laboatorio conta com instrumentação para a sintese de materiais por metodos de Reação de estado sólido, forno de arco voltaico e moinho de alta energia. Conta-se com um forno de arco, fornos de alta temperatura de até 1600 C, e pode-se controlar a atmosfera em vácuo, ar, argonio, oxigênio e outros gases e uma moinho de bolas. Também se conta com uma estação para selar amostras em tubos de quartzo em alto vácuo. Para isso, conta-se com bombas de vacuo turbomoleculares e bombas mecânicas. Para a caracterização de materiais contamos com Magnetômetro tipo SQUID com bobina supercondutora de ±70 kOe; susceptômetro AC com frequência de campo alternado de 0.1 a 1000 Hz; Estação de efeito Hall; estação de medidas de resistividade e magnetorresistência com a possibilidade de variar a temperatura de 4.2-300K e aplicar campos magnéticos de até ±90 kOe; Liquefator de hélio (ATL); Espectrômetro Mössbauer, Equipados com Fontes 57Co, criostato com temperatura variável de 4 a 300 K, equipado com bobina supercondutora 9 T.
  • Localização: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto de Física, Instituto Central de Ciências - ICC, Subsolo, Sala CSS 260/48 (Módulo 10).
  • Apoio: CNPq, FAPDF, CAPES e UnB.

  

 

_____________________________________________________________________________________________________